Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Filme de 'Dragon Ball' agrada fãs, mas dificulta para os não iniciados

Para aqueles que nunca acompanharam a saga de Goku e companhia, é quase impossível se situar em meio às batalhas frenéticas

Filme de 'Dragon Ball' agrada fãs, mas dificulta para os não iniciados
Notícias ao Minuto Brasil

08:40 - 03/01/19 por MARINA GALEANO, Folhapress

Cultura Desenho

Sabia que Kakaroto é o nome de batismo de Goku? Já ouviu falar nas sete Esferas do Dragão ou na raça extraterrestre dos Sayajins? Conhece o príncipe Vegeta? Tem ideia de que raios é Freeza? Se você respondeu não às perguntas acima, corre grandes riscos de pegar o bonde andando durante "Dragon Ball Super - Broly", novo filme baseado nos famosos mangás de Akira Toriyama, que também viraram série de sucesso na TV.

+ Estreia da nova temporada de 'Stranger Things' já tem data marcada

A animação dirigida por Tatsuya Nagamine até se preocupa em explicar quem é quem nessa luta do bem contra o mal. Um conto de origem, recheado de flashbacks que resgatam alguns dos principais acontecimentos do universo Dragon Ball.

Mas, apesar da intenção nobre, para aqueles que nunca acompanharam a saga de Goku e companhia, é quase impossível se situar em meio às batalhas frenéticas e à horda de criaturas de nomes esquisitos.

Por outro lado, os fãs do anime irão se esbaldar. Além do visual riquíssimo, o longa-metragem capricha nos elementos que consagraram a série e, de quebra, propõe uma trama mais elaborada, conduzida por personagens ambíguos, dotados de ironia e muito senso de humor.

A primeira parte da narrativa se incumbe de relembrar a vida no planeta dos Sayajins, o passado dos protagonistas Goku, príncipe Vegeta e Broly (enviado ainda bebê a um lugar inóspito devido aos seus super poderes), e de explicar a ascensão do temido vilão Freeza.

Depois de refrescar a memória do público e de amarrar alguns fios desse cosmo criado por Akira Toriyama –também roteirista do filme–, a história pula para os dias atuais, quando o sossego da turma de Goku é interrompido pelo retorno de Freeza, que traz o grandalhão Broly a tiracolo.

Então, o guerreiro Sayajin descontrolado (e ele tem lá os seus motivos para agir assim) mostra toda a sua força num combate épico contra Goku e Vegeta, com direito à aguardada fusão entre os antigos rivais. Eis a deixa para uma sequência vertiginosa de golpes, luzes, explosões, cores vibrantes e urros enfurecidos que se estende por minutos memoráveis –ou intermináveis, dependendo do ponto de vista.Porque, embora graficamente bem feito e bastante fiel à própria proposta, "Dragon Ball Super - Broly", definitivamente, não é para qualquer um.

Aquilo que serve de deleite aos aficionados pela franquia não deve passar de um sofrido teste para o sistema labiríntico do resto dos mortais.

DRAGON BALL SUPER - BROLY

Avaliação regular

Quando Estreia nesta quinta (3)

Direção Tatsuya Nagamine

Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório