Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Thriller remonta em clima angustiante duplo assassinato de 1892

Kristen Stewart e Chloë Sevigny vivem romance no longa 'Lizzie'

Thriller remonta em clima angustiante duplo assassinato de 1892
Notícias ao Minuto Brasil

14:39 - 03/01/19 por Folhapress

Cultura Cinema

Lizzie Borden é uma figura controversa na cultura americana. Morreu em 1927, aos 66 anos, sob a suspeita de ter matado o pai e a madrasta a machadadas, em 1892. Inocentada em julgamento, ela deu origem a obras documentais e de ficção que defendem teorias variadas sobre o que aconteceu.

"Lizzie", que estreia nos cinemas, remonta em clima angustiante os eventos que precederam o duplo assassinato. O filme dirigido por Graig William Macneill tem bom domínio da coisa sinistra, dos detalhes tenebrosos que podem ou não indicar os caminhos da violência.

+ Museu pede devolução de quadro roubado por nazistas

Muito da concepção do filme veio da atriz Chloë Sevigny, habitual intérprete de mulheres esquisitas no cinema. Ela é a produtora do projeto e, numa entrega intensa, consegue com Lizzie seu melhor papel até agora.

Ela e a irmã viviam em Fall River, Massachusetts, com o pai, Andrew Borden, e a madrasta, Abby. Diante da sociedade, uma família harmoniosa. Dentro de casa, supostos abusos sexuais e ameaças às filhas. Como um potencial motivo para o crime, o pai passou vários imóveis para a nova mulher.

Lizzie teria matado Andrew e Abby com golpes de machado. Depoimentos contraditórios e erros na investigação levaram o júri a inocentá-la. Nenhum outro suspeito foi levado a julgamento, deixando o caso sem solução.

O filme não fica indeciso entre as teorias de inocência e culpa e, em seu terço final, assume posição. Reproduz o que teria acontecido na manhã dos crimes e trabalha com engenhosidade a presença da empregada Bridget Sullivan.

O caráter sexual do relacionamento entre Lizzie e Bridget é um dos pontos mais discutidos por quem estuda os assassinatos. O filme aposta num romance, e conta com duas atrizes em ótima forma para tentar expor a influência da empregada nos assassinatos.

Chloë Sevigny, impressionante como Lizzie, tem muita ajuda de Kristen Stewart, que brinca com o público ao criar um comportamento errático para Bridget. Normalmente uma atriz que busca conforto em personagens de ar blasé, a estrela da saga "Crepúsculo" dá um passo grande na carreira.

Thriller psicológico, conto gótico violento, quase terror, filme de época, denso drama romântico. Assim como o crime que retrata, "Lizzie" também pode ser visto de formas diferentes. E captura o espectador. Com informações da Folhapress.

LIZZIE

Avaliação muito bom

Classificação 16 anos

Elenco Kristen Stewart, Chloë Sevigny e Fiona Shaw

Produção EUA, 2018. 105 min

Direção Craig William Macneill

Campo obrigatório