Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Com 'Roma', Netflix emplaca primeira indicação ao Oscar de melhor filme

Longa de Alfonso Cuarón disputa ainda outras nove indicações

Com 'Roma', Netflix emplaca primeira indicação ao Oscar de melhor filme
Notícias ao Minuto Brasil

20:54 - 22/01/19 por Folhapress

Cultura Oscar

Com o longa "Roma", do mexicano Alfonso Cuarón, a Netflix conseguiu a cereja do bolo que tanto almejava abocanhar: sua primeira indicação ao Oscar de melhor filme.

Disputando ainda outras nove estatuetas, a obra está empatada com "A Favorita" no posto de longa com mais indicações. A lista foi anunciada nesta terça (22).

+ Oscar 2019: confira a lista dos indicados ao prêmio

A gigante do streaming ainda comparecerá na cerimônia com "A Balada de Buster Scruggs", obra dos irmãos Coen que surpreeendeu e descolou três indicações: roteiro adaptado, figurino e canção original.

A Netflix já vinha preparando esse terreno há anos. Primeiro, conseguiu emplacar suas obras nos festivais internacionais de grande porte, como Cannes, Berlim e Veneza.

No primeiro deles, o serviço de vídeo sob demanda foi alvo de uma celeuma. Exibidores franceses se enfureceram com a decisão da empresa americana de não exibir suas obras nos cinemas e influenciaram a direção da mostra a boicotar a Netflix. Resultado: "Roma", que iria estrear em Cannes, acabou indo para Veneza, de onde saiu com o prêmio principal. 

Em entrevista à Folha de S.Paulo, no mês passado, Cuarón minimizou o fato de que seu filme, esteticamente tão bem lapidado, fosse parar na Netflix em vez de seguir o circuito tradicional de exibições em massa nos cinemas. 

"Um filme mexicano, em preto e branco e falado em espanhol jamais teria a distribuição que ele está tendo agora", disse. Ele se referia ao fato de a Netflix ter programado o longa em várias salas de cinemas para habilitá-lo a concorrer ao Oscar. Só no México foram mais de 40 os lugares. No Brasil, a obra passou por telas de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

"Roma" é o projeto mais pessoal do cineasta mexicano e um retorno ao seu país de origem depois de grandes produções como "Gravidade", "Filhos da Esperança" e o terceiro "Harry Potter."

A história, rodada em preto e branco e com um uso excessivo de planos-sequência, acompanha a rotina de Cleo (papel de Yalitza Aparicio, indicada como melhor atriz), empregada doméstica de origem indígena que trabalha num casarão de classe alta da capital mexicana.

A protagonista é inspirada numa empregada que trabalhou para os pais de Cuarón. Os personagens que orbitam seu universo - a mãe burguesa, as crianças irrequietas - são todos inspirados na família do cineasta no México dos anos 1970. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório