Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Fundação de Dalí quer receber pelo uso da máscara em 'La Casa de Papel'

A parte jurídica da fundação já está trabalhando para desmascarar os personagens da série da Netflix. Ou, pelo menos, para receber por isso

Fundação de Dalí quer receber pelo uso da máscara em 'La Casa de Papel'
Notícias ao Minuto Brasil

18:41 - 24/01/19 por Folhapress

Cultura Pintor

A série "La Casa de Papel" caiu no gosto dos brasileiros, ganhou Emmy e já tem uma terceira temporada encaminhada para este ano. Ela também foi a mais buscada na internet no ano passado. Porém, a série está causando um certo alvoroço com relação à Fundação Gala-Salvador Dalí, que protege e promove o legado do artista espanhol. A entidade, segundo o jornal espanhol El País, quer receber pelos direitos autorais do uso da imagem do artista na obra. Na ficção, bandidos assaltam a Casa da Moeda espanhola e usam máscaras com a caricatura de Dalí.

Segundo a publicação, a parte jurídica da fundação já está trabalhando para desmascarar os personagens da série da Netflix. Ou, pelo menos, para receber por isso. "Estamos em vias de regularizar o uso do direito de imagem de Salvador Dalí", disse a entidade.

A fundação foi criada pelo próprio pintor em 1983. Para ela, não se trata apenas de uma questão financeira. "Qualquer pessoa que pretenda exercer ou explorar algum desses direitos deve ter a autorização prévia da fundação. E se a fundação tomar conhecimento de que esses direitos foram violados, tentará resolver a situação, exigindo a regularização dos usos não autorizados", disse.

+ Série que já teve Meghan Markle ganhará temporada de despedida

Ao jornal, a Vancouver Media, produtora da série, disse que a Fundação Dalí, à época, não enviou nenhum requerimento para regulamentar o uso da máscara e que "a máscara é um desenho que lembra Salvador Dalí, mas um bigode assim pode ser usado por qualquer um". Afirmou também que o setor jurídico da produtora optou por não pedir autorização, pois tratava-se de uma caricatura. Com informações da Folhapress. 

Leia também: Netflix entra para maior associação de cinema dos EUA

+ Diretor de 'Bohemian Rhapsody' enfrenta novas acusações de abuso sexual

Campo obrigatório