Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

10 itens que um filmmaker tem que ter na mochila

Alguns equipamentos são indispensáveis para fazer uma boa filmagem

10 itens que um filmmaker tem que ter na mochila
Notícias ao Minuto Brasil

08:51 - 28/01/19 por Notícias Ao Minuto

Cultura Ferramenta

Toda profissão tem seus itens essenciais, que todos os que aspiram seguir nela ou já atuam precisam ter, como um kit básico para dar os primeiros passos ou para desempenhar bem o que fazem.

+ 5 dicas para se tornar um cineasta de sucesso

O filmmaker Gabriel Queiroz realiza trabalhos em diversas locações ao redor do mundo e sempre leva consigo equipamentos que são cruciais para registrar imagens incríveis, seja em Bali, na Polinésia, Ilhas Gregas, Paris ou qualquer lugar do mundo. Gabriel revela quais são os 10 itens que não podem faltar na sua mochila:

1-Câmera

Naturalmente, levar a sua câmera pra todo canto que for é imprescindível, pois não se sabe quando se estará diante de algo espetacular e que gostaria muito de registrar. Um filmmaker e sua câmera são inseparáveis

2- Lente Multi

Você pode ter um kit de lentes bem amplo, mas se você quiser minimizar o peso sem deixar de ter variedade, uma ótima opção é a lente que eu mais gosto, a 16-35mm pois é versátil e me atende muito bem nas viagens.

Outras opções como a 24-70mm podem ser mais próximas ou mais fechadas, tudo vai depender do seu estilo e gosto.

3- Microfone

Ter um microfone acoplado à câmera é uma ótima opção para captar melhor e com mais qualidade o áudio ambiente, que na pós produção pode dar alma ao seu filme.

Caso você grave alguém falando, um depoimento ou a si próprio comentando no filme, o microfone será essencial para a qualidade do som captado com menor incidência de ruídos.

4- Baterias

É sempre bom levar aquela bateria extra. Na verdade o ideal é quanto mais melhor. Inclusive algumas câmeras consomem bateria bem rápido e você tem que ter baterias extras carregadas para trocar, e assim evitar de ficar sem poder usar a câmera. Então, garantir que a bateria não irá te deixar na mão é essencial pra nao ficar frustado em um momento que você não queria perder.

5- Cartões de memória

Ter um cartão com bastante armazenamento disponível é uma ótima opção pra não precisar levar vários outros cartões. Ainda assim vale ter tudo em dobro, mesmo que o cartão tenha bastante espaço. Eu sempre aconselho a colocar mais cartões na mochila para caso ocorra algum erro ou dano. Não confie 100%, faça backup de tudo sempre que puder.

6- Notebook

Se você tiver um notebook com poder de processamento e bastante espaço para armazenamento no HD suficiente pra editar vídeos, leve-o. Além de você poder passar tudo o que captou e ter mais um lugar de backup dos seus vídeos, se você for como eu, que na viagem mesmo já quero ver todas as imagens, já poderá começar a editar e também postar sobre a viagem nas redes sociais.

7- Disco Rígido Externo (HD)

Como você vai estar com o seu notebook, leve um HD pra garantir a segurança do armazenamento das imagens. Além de não apagar as imagens do cartão de memória, eu jogo no note e faço backup pro HD. Afinal segurança nunca é demais.

8-Tripé

É sempre bom pra garantir aquela imagem estática, sem o tremido das mãos. Além de ser primordial pra quem gosta de fazer timelapses. Uma dica é você ter um tripé leve pra não ter que carregar mais peso que possa prejudicar a sua coluna. O seu ortopedista agradece, e sua saúde também.

Uma ótima opção também é ter um mini tripé, aqueles bem curtinhos e leves que parecem até de brinquedo e que dá pra transportar dentro de qualquer mochila.

9- Fones de ouvido

Todo filmmaker trabalha com seu fone de ouvido, que são excelentes pra ouvir com mais precisão tudo o que foi captado junto com o vídeo, detectar ruídos, definir o volume, escolher músicas, etc. Mas não necessariamente você precisa levar aquele fonezão sinistro, todo acolchoado que você tem, afinal geralmente eles são bem grandes né.

Ter um fone do seu próprio celular, que tenha uma boa qualidade, é uma opção pra quem quer diminuir os trambolhos e ainda conseguir ouvir o que a câmera está captando e usar pra editar no seu notebook.

10- Iluminação Led

Hoje no mercado existem várias opções de iluminação, de diversas cores e tamanhos. Por mais que você seja aquele filmmaker que detesta luz artificial como eu, é sempre bom pensar que pode passar por alguma situação em que o lugar que você está é precário de luz e você não vai conseguir gravar por falta dela. Caso isso ocorra e você não estiver preparado com uma luz LED na bolsa, não se preocupe. O nosso bendito flash ou lanterna de celular está aí pra nos ajudar em casos de perrengue. Agora faça sua mochila e vá criar.

Campo obrigatório