Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tumba de Tutankhamon é reaberta após 10 anos em restauração

Projeto foi realizado pelo Instituto "Getty Conservation"

Tumba de Tutankhamon é reaberta após 10 anos em restauração
Notícias ao Minuto Brasil

11:03 - 01/02/19 por ANSA

Cultura Egito

Depois de 10 anos fechada devido a reformas e restauração, a tumba do faraó egípcio Tutankhamon foi reaberta no Egito. O projeto foi realizado por especialistas do Instituto "Getty Conservation" e teve como objetivo minimizar os danos causados pelo afluxo de turistas, o que havia ocasionado a proliferação de micróbios que danificaram as pinturas.

+ 37 razões para Lady Gaga ser uma das artistas mais influentes do mundo

De acordo com os responsáveis pelo restauro, a umidade, poeira e dióxido de carbono também contribuíram para o desgaste das obras. Durante o processo, que foi iniciado em 2009, foi instalado um novo sistema de ventilação na tentativa de reduzir a necessidade de outra limpeza, além da criação de barreiras para impedir o contato do visitante com a pintura. Tutankhamon (século XIV a.C), que se tornou faraó quando ainda era criança, morreu aos 18 anos.

Sua tumba foi encontrada em 1922 pelo arqueólogo inglês Howard Carter, em Luxor, na margem esquerda do Nilo. Na ocasião, a múmia usava na cabeça o objeto mais famoso da iconografia egípcia: uma máscara de ouro maciço. O túmulo, localizado no Vale dos Reis, foi o primeiro de um faraó a ser encontrado intacto. (ANSA)

Campo obrigatório