Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Boneco de Bolsonaro estreia sob vaias; foliões atiram gelo e latas

A expectativa é de que o boneco de Bolsonaro volte à folia pernambucana nesta terça-feira (5)

Boneco de Bolsonaro estreia sob vaias; foliões atiram gelo e latas
Notícias ao Minuto Brasil

14:44 - 04/03/19 por Folhapress

Cultura Olinda

OLINDA, PE (FOLHAPRESS) - O boneco gigante do presidente Jair Bolsonaro (PSL) estreou sob chuva, esquema de segurança especial e vaias no Carnaval de Olinda (PE).Ao lado da escultura que representa a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, o "Jairzão" puxou o cortejo de cem gigantes nesta segunda-feira (4).

Em diversos momentos do desfile muitos foliões vaiavam e entoavam o verso mais repetido neste Carnaval olindense: "ai, ai, ai, Bolsonaro é o carai". A tensão dividiu espaço com a alegria do desfile. Em alguns momentos do percurso pelas ladeiras da cidade o boneco foi atingido por latas de cerveja e pedras de gelo.

Uma mulher que supostamente teria tentado derrubar a alegoria foi agredida por um policial militar e houve princípio de correria, mas logo a situação foi normalizada. Dois dos cinco seguranças contratados pela Embaixada dos Bonecos Gigantes permaneceram ao lado do boneco da concentração, pouco antes das 10h, até a dispersão, que ocorreu no início da tarde. Um dos homens ameaçou diversas vezes alguns foliões com spray de pimenta.

Pelo menos duas vezes foi preciso parar para limpar a escultura.O auxiliar de serviços gerais Natan José de Oliveira, 23, disse à reportagem ainda na concentração do bloco que pela primeira vez em 11 anos estava com medo de desfilar como bonequeiro.

Eleitor declarado de Bolsonaro, durante o cortejo ele respondia às críticas dançando e rodando o boneco de 20 quilos.Próximo à sede da Prefeitura de Olinda, um dos pontos mais disputados no Carnaval da cidade, uma foliona exibiu uma camisa com a imagem de Bolsonaro. Ela posou para fotos fazendo gestos de armas com a mão diante do boneco e chegou a ser hostilizada por outros foliões.

Veja também: Sabrina Sato, Ju Paes, Dé Secco: as celebridades presentes na Sapucaí

Claudia Leitte e Pabllo Vittar desfilam em trios gratuitos na Bahia

A expectativa é de que o boneco de Bolsonaro volte à folia pernambucana nesta terça-feira (5), no Recife Antigo, onde nesta segunda, a partir das 16h, pelo menos 15 blocos líricos se apresentarão no polo do Marco Zero.A partir das 20h, começam os shows no principal palco da folia recifense.

Os destaques desta noite são as apresentações da banda Jota Quest, às 21h30, e do grupo pernambucano Cordel do Fogo Encantado, a partir da 0h.Outro ponto alto do Carnaval do Recife, o encontro de 17 nações de maracatu, também acontece nesta segunda. A noite dos tambores silenciosos começa às 20h, no Pátio do Terço, bairro de São José.O evento, marcado pelo sincretismo religioso, reúne os grupos para louvar a Virgem do Rosário. 

Campo obrigatório