Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Guedes diz que não arrisca prazos para aprovação de medidas

Guedes contou que sua prioridade pós-Previdência era o controle da despesa pública, mas foi a própria classe política que o encorajou a apresentar um conjunto maior de medidas para atacar outros problemas e remodelar o Estado brasileiro

Guedes diz que não arrisca prazos para aprovação de medidas
Notícias ao Minuto Brasil

16:30 - 05/11/19 por Estadao Conteudo

Economia Plano Mais Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, evitou cravar um prazo para a aprovação da ampla agenda de reformas apresentada nesta terça pelo governo, chamada de Plano Mais Brasil. Ele disse, porém, não temer o risco de as propostas serem desfiguradas no Congresso Nacional. A aposta do ministro para o avanço das medidas é o "clima extraordinário" de cooperação que, segundo ele, existe entre lideranças no Congresso e a equipe econômica. O pacote de medidas foi entregue por ele e pelo presidente Jair Bolsonaro ao presidente do Senado Davi Alcolumbre.

"Eu não arriscaria prazos, prefiro que haja mais tempo para conversarmos sobre tudo isso", disse Guedes. O ministro ressaltou que o Congresso Nacional já aprovou a mais urgente das reformas, que era a da Previdência. "Agora temos um pouco mais e tempo para redesenharmos o Estado brasileiro", afirmou.

"Realmente não tenho receio de isso ser fragmentado, pulverizado, desfigurado, pelo contrário. Temos uma belíssima agenda", disse. Na sua avaliação, mesmo sem arriscar prazos, é possível dizer que a reforma administrativa é uma das que devem ser aprovadas rapidamente.

Guedes contou que sua prioridade pós-Previdência era o controle da despesa pública, mas foi a própria classe política que o encorajou a apresentar um conjunto maior de medidas para atacar outros problemas e remodelar o Estado brasileiro.

"O interessante é que, ao contrário da Previdência, em que havia clima tenso, não se falava a mesma língua, as linguagens estavam dissociadas... curiosamente após esse diálogo inicial houve muita construção de boa vontade. E justamente eu diria que a ideia de colocar agora uma coisa mais ampla foi consenso político das lideranças", disse.

"Eu diria que isso está sendo um processo de construção conjunta. Como foi conjunta a construção da Previdência, embora tenha tido mais atrito. Eu diria agora que está tendo mais cooperação", afirmou. "Essa abertura de leque foi sugerida pela própria classe política", acrescentou.

Segundo Guedes, a sociedade precisa entender que, para conseguir dar mais foco aos mais frágeis dentro do Orçamento público, é preciso reduzir outras despesa, sobretudo os privilégios. "Se der pro gato pobre sem tirar do gato gordo, você leva o País à hiperinflação", comparou.

Bolsonaro

Guedes reconheceu que o presidente Jair Bolsonaro colocou alguns limites para a agenda de transformação do Estado apresentada pela equipe econômica. Uma das medidas pretendidas pelo ministro, a retirada da garantia do reajuste do salário mínimo pela inflação, foi descartada a pedido do presidente.

"Bolsonaro é homem de enorme intuição política. (O presidente disse) 'Ô, ministro, você acaba de fazer enorme reforma da Previdência, a turma ainda tá meio tonta, você ainda quer desindexar o dinheiro dos velhinhos? Que história é essa?'. Ok, é verdade, entendi. Tá cedo mesmo", narrou Guedes.

O ministro reconheceu que, com a inflação em níveis baixos, não há necessidade premente de fazer a chamada desindexação, que é retirar a obrigatoriedade da reposição pela inflação. "Com inflação subindo 2%, 3%, vou tirar dinheiro do velhinho que tá comprando remédio?", disse.

Mais cedo, Guedes já havia dito que a agenda liberal do governo precisa ser implementada aos poucos, uma vez que o País não está preparado para acabar com algumas regras de correção de benefícios. "Liberais nunca são revolucionários. São evolucionistas", disse.

Reforma administrativa

Guedes disse esperar que a reforma administrativa seja aprovada até o fim do ano. O ministro garantiu que as mudanças não alteram nada para os atuais servidores, mas sim para os novos contratados. "Não queremos que novas gerações tenham privilégios, queremos mudar essa mentalidade", completou.

Campo obrigatório