Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

BBH prevê perda de investimento pelo Brasil no 3º trimestre

"O recente corte na meta de superávit primário neste ano pode ser o gatilho para um rebaixamento", comenta o BBH em relatório

BBH prevê perda de investimento pelo Brasil no 3º trimestre
Notícias ao Minuto Brasil

14:39 - 23/07/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Rebaixamento

O banco de investimento Brown Brothers Harriman (BBH) estima que o Brasil pode perder o selo de grau de investimento no terceiro trimestre deste ano.

Um estudo desenvolvido pela instituição, com base em 15 indicadores políticos e econômicos - entre eles crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), equilíbrio fiscal e relação dívida/PIB - mostra que o perfil econômico do Brasil seria compatível com o rating BB+, que é considerado grau especulativo.

O rating BB+ está um degrau abaixo da nota BBB- conferida ao Brasil pela Standard & Poor's (S&P) e dois níveis inferiores ao rating BBB creditado pela Fitch. A Moody's classifica o Brasil como Baa2, e o rating equivalente ao BB+ também estaria dois degraus baixo deste patamar.

"O recente corte na meta de superávit primário neste ano pode ser o gatilho para um rebaixamento", comenta o BBH em relatório.

A instituição destaca que seu modelo reflete a metodologia de rating usado pelas principais agências do setor. "Acreditamos que nosso modelo é muito útil para prever mudanças de rating por parte das principais agências."

O levantamento, que engloba 30 países emergentes, mostra que além do Brasil, Turquia, África do Sul e Rússia também devem ter suas notas de risco rebaixadas em breve, perdendo o grau de investimento. Já a perspectiva para Colômbia, Marrocos, Panamá, Filipinas e Venezuela é de melhora em seus ratings. Com informações do Estadão Conteúdo.

Campo obrigatório