Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

BC indica em ata que política monetária está 'na direção certa'

O banco ainda acrescentou que os riscos remanescentes para que a inflação fique na meta em 2016 são condizentes com efeitos defasados e cumulativos

BC  indica em ata que política monetária está 'na direção certa'
Notícias ao Minuto Brasil

09:26 - 06/08/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Economia Copom

O Banco Central acredita que a política monetária está na "direção correta". A instituição, na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), na qual a Selic foi elevada de 13,75% ao ano para 14,25%, deixou de ver seus esforços como insuficientes para atingir os objetivos no controle da inflação. O documento trouxe mudanças no parágrafo que dão pistas dos próximos passos da autoridade monetária.

Ao avaliar o cenário para o custo de vida, o BC reafirmou que a convergência da inflação para 4,5% no final de 2016 tem se fortalecido. No trecho em que faz essa ponderação, o Banco Central excluiu a frase "ainda não se mostram suficientes" quando falou sobre os efeitos da política monetária. No lugar dessa avaliação, disse que a política monetária está na direção correta e acrescentou que os riscos remanescentes para que a inflação fique na meta em 2016 são condizentes com efeitos defasados e cumulativos da política monetária.

O BC entende, no entanto, que apesar dessa visão de que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) estará em 4,5% ao final de 2016, é preciso alguma dose de cautela e observou que é preciso permanecer vigilante em caso de desvios significativos das projeções de inflação em relação à meta. Com informações do Estadão Conteúdo.

Campo obrigatório