Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

PIB preliminar da Grécia sobe 0,8% no segundo trimestre

A Grécia e seus credores internacionais esperam que a economia do país encolha 2,3% neste ano

PIB preliminar da Grécia sobe 0,8% no segundo trimestre
Notícias ao Minuto Brasil

07:50 - 13/08/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Economia Positivo

O Produto Interno Bruto (PIB) preliminar da Grécia cresceu 0,8% no segundo trimestre, na comparação com o trimestre anterior e após ajustes sazonais, informou a Autoridade Helênica de Estatística. No trimestre anterior, o crescimento econômico foi revisado para zero, segundo o órgão. Na comparação anual, o PIB grego avançou 1,4% no segundo trimestre.

A Grécia e seus credores internacionais esperam que a economia do país encolha 2,3% neste ano, após sair de uma recessão de seis anos em 2014, ao crescer 0,8%. Atenas também afirmou que suas receitas orçamentárias ficaram 40% abaixo da meta em julho, quando o governo introduziu controles de capital para evitar o colapso do sistema bancário, segundo dados do Ministério das Finanças.

As receitas orçamentárias para os primeiros sete meses do ano atingiram 26,7 bilhões de euros (US$29,7 milhões), diante de uma meta de 30,8 bilhões de euros, segundo o ministério.

A imposição de controles de capital para julho levou a economia grega a um impasse, com muitos consumidores e empresas adiando pagamentos para preservar dinheiro, com a retirada dos bancos muito limitada.

O déficit orçamentário total para os primeiros sete meses do ano ficou em 1,02 bilhão de euros, ante estimativa de 1,37 bilhão de euros.

O orçamento leva em conta apenas as operações do governo central, sem incluir as contas totais do governo, que incluem ainda governos locais, uma parte dos gastos militares e também alguns gastos de seguridade social. Com informações do Estadão Conteúdo.

Campo obrigatório