Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Industrializados longes do desenvolvimento sustentável

Segundo um estudo comparativo dos 34 estados membros da OCDE, existe um risco de um fracasso no cumprimento dos objetivos

Industrializados longes do desenvolvimento sustentável
Notícias ao Minuto Brasil

07:34 - 08/09/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Economia OCDE

A maioria dos países industrializados da OCDE não está ainda preparada para os novos objetivos globais de desenvolvimento sustentável previstos até 2030, que os líderes mundiais adotaram formalmente este mês numa cimeira especial da ONU.

Segundo um estudo comparativo dos 34 estados membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), difundido esta terça-feira pela Fundação Bertelsmann, existe um risco de um fracasso no cumprimento dos objetivos.

O estudo identifica os estados que podem constituir um exemplo a seguir para determinados objetivos de desenvolvimento sustentável e também aqueles onde continuam a verificar-se graves deficiências.

Entre os países melhor preparados para cumprir os novos objetivos da ONU figuram as nações escandinavas como a Suécia, Noruega, Dinamarca e Finlândia, seguidas da Suíça.

Já os Estados Unidos, Grécia, Chile, Hungria, Turquia e México são os pior posicionados.

"Tendo em conta o aumento da desigualdade social e o desperdício de recursos, os países ricos não podem continuar a dar lições ao mundo, nem devemos ditar como devem desenvolver-se os países emergentes", assinalou Aart de Geus, presidente da Fundação Bertelsmann.

O estudo assinala grandes diferenças entre países em relação a diferentes objetivos, em especial no que diz respeito à desigualdade social, que alcançou um nível sem precedentes nos países industrializados. Com informações da

Agência Brasil.

Campo obrigatório