Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Gol pode cortar rota venezuelana por problemas de receita

A empresa, que opera a rota entre São Paulo e Caracas desde 2007, está impedida de repatriar o equivalente a R$ 351 milhões retidos no país devido a distorções de câmbio

Gol pode cortar rota venezuelana por problemas de receita
Notícias ao Minuto Brasil

06:24 - 01/10/15 por Leonardo Monteiro

Economia Caracas

A compania aerea Gol está reavaliando a rota entre São Paulo e Caracas, que opera desde 2007, depois de ficar impedida de repatriar o equivalente a R$ 351 milhões retidos na Venezuela devido a distorções de câmbio.

A empresa, fortemente atingida pela alta do dólar, já reduziu a frequência de 28 para 16 voos semanais desde o ano passado e estuda aprofundar os cortes. "Neste contexto de crise e alta do dólar, não há como negar que, se não encontrarmos uma solução [ao impasse na Venezuela], teremos de pensar se o voo será mantido", diz Alberto Fajerman, diretor de Relações Institucionais da Gol, em reportagem publicada pela Folha de S. Paulo.

O problema, comum a todas as companhias aéreas estrangeiras na Venezuela, decorre do complexo sistema de câmbio na Venezuela, que é controlado com mão de ferro pelo governo socialista e funciona com base em diferentes taxas de conversão.

A lei venezuelana obriga as empresas a vender em bolívar, moeda local. Parte do dinheiro arrecadado é usado para gastos na Venezuela, como salário de funcionários locais, pagamentos de taxas e de querosene, entre outros.

O excedente, porém, precisa ser transformado em dólar para ser repatriado até a sede das companhias aéreas.

Campo obrigatório