Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Collor pede perdão pelo confisco do saldo de cadernetas de poupança

Em uma sequência de publicações na rede social Twitter, Collor afirmou que a decisão -que classificou como dificílima- foi tomada na tentativa de conter a hiperinflação de 80% ao mês

Collor pede perdão pelo confisco do saldo de cadernetas de poupança
Notícias ao Minuto Brasil

11:54 - 18/05/20 por Folhapress

Economia Polémica

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ex-presidente Fernando Collor de Mello pediu desculpas, nesta segunda-feira (18), pelo confisco de parte do saldo de cadernetas de poupança e contas-correntes em março de 1990.Em uma sequência de publicações na rede social Twitter, Collor afirmou que a decisão -que classificou como dificílima- foi tomada na tentativa de conter a hiperinflação de 80% ao mês.

"Os mais pobres eram os maiores prejudicados, perdiam seu poder de compra em questão de dias, pessoas estavam morrendo de fome", disse o ex-presidente, hoje senador por Alagoas."Sabia que arriscava ali perder a minha popularidade e até mesmo a Presidência, mas eliminar a hiperinflação era o objetivo central do meu governo", escreveu.

Veja também: Na mira da PF, Flávio Bolsonaro escancara sua ausência do Senado

O Plano Collor limitou os saques a 50 mil cruzeiros, moeda que substituiu o cruzado novo. A promessa do governo à época era controlar a inflação e desbloquear o dinheiro um ano e meio depois.

O controle da inflação só veio em 1994, com o Plano Real. As perdas dos poupadores com o Plano Collor até hoje é discutida na Justiça.Nas publicações feitas nesta segunda, Collor disse ter acredito que "medidas radicais eram o caminho certo."

O ex-presidente reforçou sua presença digital recentemente no Twitter. Tem interagido com seguidores e dado resposta bem-humaradas; já fez cometários sobre o reality show Big Brother Brasil e agradeceu a elogios a sua aparência na época em que ocupou o Planalto.

Campo obrigatório