Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Latam pede recuperação judicial nos Estados Unidos

A companhia aérea alegou sequências de queda de atividade devido à pandemia de covid-19

Latam pede recuperação judicial nos Estados Unidos
Notícias ao Minuto Brasil

04:46 - 26/05/20 por Lusa

Economia Covid-19

A maior companhia aérea da América Latina, a Latam Airlines, pediu proteção ao abrigo do capítulo 11 da lei das falências nos Estados Unidos, na sequência da queda de atividade devido à pandemia de covid-19

"Em 26 de maio, a Latam Airlines solicitou a proteção do capítulo 11 nos Estados Unidos", afirmou a companhia, acrescentando que tal decisão não teria efeito imediato nos seus voos comerciais ou de carga.

A companhia aérea com base em Santiago, no Chile, disse que tanto ela como algumas das suas empresas afiliadas avançaram com um esforço de reorganização nos Estados Unidos.

De acordo com a legislação norte-americana, pelo capítulo 11 a empresa fica protegida da cobrança dos credores até que se chegue a um acordo sobre o pagamento das dívidas. A reorganização da empresa precisa de ser aprovada por um tribunal, que fica responsável pela supervisão do processo.

A transportadora pretende continuar a operar e espera reduzir sua dívida e encontrar novas fontes de financiamento através do processo de falência.

Os voos de passageiros e de carga continuarão a operar e os funcionários receberão o seu salário, ressaltou a companhia.

De acordo com a empresa, o processo de falência tem o apoio de duas famílias com grandes participações na empresa, bem como do grande acionista Qatar Airways.

O processo de falência inclui a empresa controladora Latam Airlines Group S.A. e as companhias aéreas afiliadas na Colômbia, Peru e Equador, bem como os negócios nos EUA.

A Latam não incluiu no processo as suas afiliadas na Argentina, Brasil e Paraguai. A companhia diz que está em conversações com o governo brasileiro sobre como proceder com suas operações no país.

Campo obrigatório