Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Distribuidoras de energia serão convocadas para assinar novos contratos

As companhias que não se enquadrarem perderão os contratod

Distribuidoras de energia serão convocadas para assinar novos contratos
Notícias ao Minuto Brasil

16:59 - 06/11/15 por Estadao Conteudo

Economia Convocação

O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Luiz Eduardo Barata, disse nesta sexta-feira, 6, que as 38 distribuidoras de eletricidade cujas concessões já venceram serão convocadas pelo governo, já a partir deste mês, para a assinatura dos novos contratos.

"Demos o sinal para que as distribuidoras comecem a preencher seus contratos e vamos chamar todas até o fim do ano. Como são muitas empresas, vamos convocá-las já a partir de novembro", disse Barata. "Todas deverão assinar (os contratos) antes do Natal", completou.

Para continuarem à frente das concessões, as empresas terão novas metas de qualidade e deverão comprovar saúde econômico-financeira compatível com a prestação dos serviços. As companhias que não se enquadrarem perderão os contratos.

As distribuidoras que descumprirem as metas de frequência e duração das quedas de energia (FEC e DEC) por dois anos consecutivos no primeiro quinquênio dos novos contratos estarão sujeitas à caducidade das concessões. A partir do sexto ano, perderão os contratos aquelas que descumprirem por três anos seguidos o padrão estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Os novos contratos serão retroativos à data de vencimento das concessões cujos prazos já expiraram. De acordo com a Aneel, 36 distribuidoras já tiveram seus contratos vencidos em julho e duas terão fim ainda este ano. Outras duas vencem em 2016 e 2017.

Com informações do Estadão Conteúdo.

Campo obrigatório