Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Redução na capacidade das usinas deve deixar energia mais cara

Tarifa de energia pode ficar mais cara porque uma parte maior da energia terá que ser gerada pelas usinas caras

Redução na capacidade das usinas deve deixar energia mais cara
Notícias ao Minuto Brasil

06:11 - 08/12/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Economia 2016

As usinas hidrelétricas estão reduzindo a capacidade de produção e isso deve fazer com as tarifas de energia fiquem mais caras no próximo ano.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, os critérios já definidos pelo governo (que serão apresentados ao setor nesta sexta, 11), apontam que a quantidade de eletricidade que cada unidade pode fornecer, a chamada garantia física, deve cair até 10%.

Isso é reflexo do volume menor de água nas usinas, devido à seca, desvio de água ou acúmulo de sedimento nas represas (assoreamento). A medida atinge inclusive usinas que renovaram as concessões sob as regras definidas pelo governo em 2012 e, portanto, vendiam a preços menores.

A Folha explica que sem parte dessa energia mais barata, as distribuidoras precisarão suprir seus consumidores com eletricidade de hidrelétricas, térmicas e eólicas que produzem energia mais cara. O plano do governo ainda será discutido, por isso, não há estimativa de quanto pode subir a tarifa.

Segundo o IBGE, nos últimos 12 meses encerrados em outubro, a energia subiu em média no país 52,30%.

Energia mais cara

A publicação refere que a redução da capacidade das usinas deve afetar a tarifa.

Isto é: hoje 88% da energia que chega ao consumidor vem de usinas com custo mais caro de geração. São novas hidrelétricas, térmicas, eólicas, etc.

E 12% vem de hidrelétricas mais baratas, cujas concessões foram renovadas em 2012.

Como o Ministério de Minas e Energia irá recalcular a capacidade de geração de todas as usinas, as entidades privadas acreditam que haverá uma redução de até 10% da capacidade das hidrelétricas.

Segundo a Folha, essa revisão do cálculo será feira porque o nível de água nas hidrelétricas está baixo devido à falta de chuvas, desvios de água e assoreamento dos reservatórios

Com essa medida, provavelmente a tarifa de energia fique mais cara, isso porque uma parte maior da energia terá que ser gerada pelas usinas caras.

Campo obrigatório