Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tereza Cristina: Portugal será grande aliado por acordo Mercosul-UE

No evento, a ministra teve a oportunidade de responder a perguntas sobre agricultura brasileira versus meio ambiente e Amazônia.

Tereza Cristina: Portugal será grande aliado por acordo Mercosul-UE
Notícias ao Minuto Brasil

15:45 - 14/10/20 por Estadao Conteudo

Economia Mercosul-UE

Nesta quarta-feira, 14, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, reforçou a parceria com Portugal para aprovação do Acordo Mercosul-União Europeia, afirmando que o país "será um grande aliado do Brasil nas discussões". A fala acontece dois dias após a ministra da Agricultura do país, Maria do Céu Antunes, declarar que Portugal está empenhado pela rápida aprovação da medida. O assunto foi discutida pelas duas representantes durante a viagem da ministra brasileira ao país europeu.

"Falamos sobre a presidência do Conselho da União Europeia, que Portugal assume a partir de janeiro do ano que vem. Isso é muito importante, porque será a voz de um país que desde o primeiro momento apoiou o Acordo Mercosul-União Europeia", afirmou Tereza Cristina em balanço publicado nas redes sociais sobre sua visita a Portugal.

Uma das agendas da viagem, classificada como "proveitosa" pela ministra, foi a reunião promovida pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), instituição semelhante à Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). No evento, Tereza Cristina disse que teve a oportunidade de responder a perguntas sobre agricultura brasileira versus meio ambiente e Amazônia. "Um debate, claro, transparente, mostrando as coisas boas coisas que o Brasil tem", analisou a ministra. "Foi uma reunião que eu considero que tenha tido um resultado excelente", completou.

Os produtos lácteos dos Açores, chamados de produtos da saudade, e pequenos agricultores foram outros assuntos abordados ao longo da viagem pelo país europeu, de acordo Tereza Cristina. Ela destacou ainda a visita ao Porto de Sines, que, segundo a ministra, "pode ser a porta de entrada para muitos outros produtos brasileiros, principalmente da cadeia agroalimentar para Portugal e para Europa".

Campo obrigatório