Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Covid-19: Mesmo com aperto de restrições, desemprego cai em Portugal

Nas últimas semanas, o governo português decidiu restringir a circulação entre cidades, implantou 'toque de recolher' e incentivou o isolamento social

Covid-19: Mesmo com aperto de restrições, desemprego cai em Portugal
Notícias ao Minuto Brasil

10:46 - 30/11/20 por Notícias Ao Minuto Brasil

Economia Pandemia

Nas últimas semanas, Portugal voltou a subir nos números de casos e morte por Covid-19 e o governo do país decidiu restringir a circulação entre cidades, implantou 'toque de recolher'. Porém, diferente do início da pandemia, agora a segunda onda de casos da doença está sendo encarada de forma diferente, mesmo com a imposição de um isolamento social.

De acordo com as estimativas mensais do desemprego de Portugal, hoje divulgadas, os dados provisórios apontam para que a taxa de desemprego (segundo o conceito da Organização Internacional de Trabalho) tenha continuado descendo em outubro, para os 7,5%, menos 0,4 pontos percentuais que no mês precedente e que há três meses e mais 1,0 ponto percentual do que há um ano.

O INE (Instituto Nacional de Estatística)refere também que, segundo resultados finais de setembro, a população empregada subiu 0,7% relativamente ao mês anterior e 1,7% em relação a três meses antes, mas diminuiu 2,5% face ao mesmo mês de 2019.

Para outubro, o INE estima (números provisórios) que a população empregada tenha registado uma subida de 0,3% relativamente ao mês anterior e de 1,5% em relação a três meses antes, tendo diminuído 2,1% por comparação com o mesmo mês de 2019.

Numa análise do impacto da pandemia de covid-19 nos resultados do Inquérito ao Emprego, o INE diz ser "visível nos resultados definitivos de setembro (mês central do trimestre móvel que abrange agosto, setembro e outubro), quando comparados com os valores do mês anterior (agosto), o aumento da população empregada e a diminuição da população desempregada e da população inativa".

Agora, mesmo com a volta das restrições, muitas empresas já recolocaram seus funcionários em outros postos de trabalho e assim evitando demissões. Por outro lado, empresas com possibilidade de trabalho em casa abriram postos de trabalho e fizeram muitas novas contratações.

Campo obrigatório