Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Crise pode estimular uso de moeda digital no Brasil

O Mercado Bitcoin, site que comercializa moedas digitais, revela que o bitcoin se valorizou em 92% entre 1º de dezembro e 11 de janeiro

Crise pode estimular uso de moeda digital no Brasil
Notícias ao Minuto Brasil

21:12 - 11/01/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Economia Bitcoin

A crise econômica pode não ser ruim para todos. Ela pode ser a responsável pelo aumento do uso da moeda digital

bitcoin no Brasil, A Folha de S. Paulo conversou com especialistas do setor, que ressaltaram que o aumento das incertezas e a desvalorização do real podem contribuir para que a moeda digital seja um investimento rentável.

Além disso, investir em bitcoin pode ser uma forma eficaz de proteger os rendimentos da inflação e da alta do dólar. "O real se desvalorizou cerca de 50% no último ano, e acreditamos que essa é uma ótima oportunidade para que as pessoas se envolvam com o bitcoin", explica Michael Dunworth, da start-up americana Snapcard.

A moeda foi criada em 2009 por um programador anônimo. Sem vínculo com autoridades monetárias, ela é comprada em casas de câmbio especializadas. Entre as vantagens para quem investe na moeda está a fácil transferência, que é imediata e sem taxas.

O Mercado Bitcoin, site que comercializa moedas digitais, revela que o bitcoin se valorizou em 92% entre 1º de dezembro e 11 de janeiro. "O Bitcoin foi o investimento com melhor rentabilidade no Brasil no ano de 2015", lê-se em um texto divulgado pelo site.

No entanto, Michael Viriato, do Insper, recomenda cautela. "Não é para se proteger [da crise]. As pessoas devem entender que o bitcoin é simplesmente uma forma de especulação, como um outro ativo”. "Ela está com uma volatilidade muito grande. Imagine se a moeda cai 50% em um mês e você comprou para ter dinheiro para fazer uma viagem para o exterior. Como moeda, o bitcoin não te trará tranquilidade”, diz ele.

Campo obrigatório