Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Governo de SP cria força-tarefa para buscar alternativa ao fechamento da Ford

Mais cedo, o governador João Doria (PSDB) disse, por meio do Twitter, lamentar a decisão da Ford

Governo de SP cria força-tarefa para buscar alternativa ao fechamento da Ford
Notícias ao Minuto Brasil

05:08 - 12/01/21 por Folhapress

Economia ENCERRAMENTO-FORD

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governo de São Paulo criou uma força-tarefa para tratar dos impactos do fechamento da fábrica da Ford em Taubaté, município na região do Vale do Paraíba, em São Paulo.

A secretária de Desenvolvimento Econômico do estado, Patricia Ellen, disse ao jornal Folha de S.Paulo que se reunirá na terça (12) com o prefeito de Taubaté, João Saud (MDB), para definir um plano de mitigação dos efeitos do fechamento da fábrica para a cidade.

A força-tarefa, segundo ela, incluirá ainda a Secretaria de Desenvolvimento Regional, o Investe SP (agência de fomento do governo do estado), centrais sindicais e associações representativas.

"O prefeito virá pessoalmente para criarmos um plano de mitigação do impacto para os trabalho", diz Ellen. "Essa força-tarefa deverá ter ações tipicamente de recolocação de trabalhadores, como cursos de qualificação."

A fábrica da Ford em Taubaté tem cerca de 830 funcionários que produzem motores e transmissões. A unidade ainda não será imediatamente desativada. Segundo o comunicado da montadora, isso ocorrerá ao longo deste ano.

Uma nova utilização para as instalações da planta fabril será a outra frente da força-tarefa do governo do São Paulo.

Patricia Ellen diz que, junto da Investe SP, a gestão estadual quer articular uma "destinação que permita o impulsionamento econômico da região."

A notícia de que a Ford fecharia todas as fábricas no Brasil chegou ao governo de São Paulo por meio de uma conferência telefônica com o presidente da Ford América do Sul, Lyle Watters.

"Nós lamentamos, obviamente, mas [a decisão] vem de uma série de notícias da reestruturação global que a Ford está fazendo", afirma.

Ellen destacou que a montadora ainda manterá cerca de 1.400 funcionários no Brasil, metade dos quais em São Paulo.

Em Tatuí, a empresa manterá o campo de provas. A unidade administrativa, que funcionava em São Bernardo do Campo, foi transferida para a capital depois do fechamento da fábrica do ABC paulista.

Mais cedo, o governador João Doria (PSDB) disse, por meio do Twitter, lamentar a decisão da Ford.

Campo obrigatório