Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Pandemia ameaçará economia nos próximos 3 a 5 anos, diz Fórum Econômico Mundial

As pressões financeiras e digitais resultantes da covid-19 ameaçam muitas empresas e suas forças de trabalho

Pandemia ameaçará economia nos próximos 3 a 5 anos, diz Fórum Econômico Mundial
Notícias ao Minuto Brasil

13:00 - 20/01/21 por Estadao Conteudo

Economia Coronavírus

O Fórum Econômico Mundial afirma, no Relatório de Riscos Globais 2021, que a pandemia de covid-19 está aumentando as disparidades e a fragmentação social, ameaçará a economia nos próximos três a cinco anos e enfraquecerá a geopolítica nos próximos cinco a dez anos. "Enquanto isso, as preocupações ambientais ainda estão no topo da lista em termos de probabilidade e impacto para a próxima década", diz o documento.

De acordo com a entidade, as pressões financeiras e digitais resultantes da covid-19 ameaçam muitas empresas e suas forças de trabalho.

"Embora essas disparidades potenciais possam causar fragmentação social para os Estados, uma perspectiva geopolítica cada vez mais tensa e frágil também dificultará a recuperação global se as potências de médio porte não tiverem um assento na mesa global", diz o relatório.

No médio prazo, o Fórum Econômico Mundial também cita riscos econômicos e tecnológicos indiretos, como estouro de bolhas de ativos, instabilidade de preços e crises de dívida como algumas das preocupações dos entrevistados para a pesquisa.

"À medida que governos, empresas e sociedades começam a emergir da pandemia, eles devem agora moldar com urgência novos sistemas econômicos e sociais que melhorem nossa resiliência coletiva e capacidade de responder a choques enquanto reduzem a desigualdade, melhorando a saúde e protegendo o planeta", reforça o Fórum.

Campo obrigatório