Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Livros recuperam perdas da pandemia, e vendas de 2020 alcançam o nível de 2019

Livros recuperam perdas da pandemia, e vendas de 2020 alcançam o nível de 2019

Livros recuperam perdas da pandemia, e vendas de 2020 alcançam o nível de 2019
Notícias ao Minuto Brasil

21:15 - 20/01/21 por Folhapress

Economia LIVROS-NEGÓCIOS

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O balanço anual do mercado editorial, divulgado pela Nielsen em parceria com o Sindicato Nacional de Editores de Livros, mostra que as vendas do ano passado recuperaram as perdas da pandemia e fecharam no mesmo nível de 2019.

O setor movimentou R$ 1,74 bilhões em 2020, enquanto no ano anterior o faturamento foi de R$ 1,75 bilhões, uma queda de menos de um ponto percentual. Em termos de quantidade de obras vendidas, o ano passado superou o anterior em quase 370 mil livros, alcançando 41,9 milhões.

O mês de dezembro, como vinha acontecendo nos períodos anteriores, mostrou um crescimento robusto em relação ao mesmo mês de 2019, com um faturamento 4,98% maior para o mercado editorial.


Marcos da Veiga Pereira, presidente do sindicato dos editores, ressalta que o resultado foi beneficiado por lançamentos importantes no final do ano passado e pela abertura de novas lojas.


É bom lembrar que boa parte da receita anual se segurou nas vendas em plataformas online, já que as livrarias permaneceram fechadas por meses, por causa da pandemia, e ainda não recuperaram o movimento normal.


Com o começo da quarentena, na virada de março para abril, o faturamento total chegou a cair pela metade.


Se antes do coronavírus a maioria do faturamento vinha da venda em lojas físicas, esse número praticamente se inverteu com a quarentena. Os próximos momentos do mercado editorial devem ser focados na retomada das lojas físicas, essenciais para estimular lançamentos.

Campo obrigatório