Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Norte do México sofre apagões que pesam sobre produção industrial do país

Para a consultoria, como a economia do México tem grande capacidade ociosa neste momento de pandemia, há espaço para que essa perda seja recuperada nos próximos meses

Norte do México sofre apagões que pesam sobre produção industrial do país
Notícias ao Minuto Brasil

14:45 - 20/02/21 por Estadao Conteudo

Economia México

A Capital Economics destaca em relatório o efeito que a crise de energia no Texas teve sobre o México. A consultoria lembra que o gás natural é usado para gerar cerca de 60% da oferta de eletricidade no país e que este é cada vez mais dependente de importações do Texas. Os gasodutos responsáveis por esse transporte, porém, congelaram nesta semana, em meio a uma onda de nevascas e outros problemas climáticos em parte dos Estados Unidos nos últimos dias.

O Norte do México é o polo industrial do país e sofreu com a falta de energia em dias recentes, diz a Capital Economics. Ela calcula que isso resultará em uma queda de 4,5% a 5,0% na produção industrial mexicana em fevereiro, na comparação com igual mês do ano passado.

Para a consultoria, como a economia do México tem grande capacidade ociosa neste momento de pandemia, há espaço para que essa perda seja recuperada nos próximos meses. Além disso, a Capital Economics acredita que isso reforçará o plano do presidente Andrés Manuel López Obrador de buscar maior suficiência energética para o país.

Campo obrigatório