Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Campanha de coleta de DNA vai auxiliar na busca por desaparecidos

A campanha foi lançada nesta terça-feira, que é o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas.

Campanha de coleta de DNA vai auxiliar na busca por desaparecidos
Notícias ao Minuto Brasil

06:27 - 26/05/21 por Agência Brasil

Brasil DNA

Auxiliar a identificação de pessoas desaparecidas com o cruzamento do material genético de familiares. Essa é a ideia da Campanha Nacional de Coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas, uma iniciativa de vários órgãos federais, entre eles: os Ministérios da Justiça e o da Mulher, Família e Direitos Humanos; e a Defensoria Pública.

A campanha foi lançada nesta terça-feira, que é o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas.

A coleta será realizada entre os dias 14 e 18 de junho, em todos os estados. E o material vai fazer parte do Banco Nacional de Perfis Genéticos para a identificação dessas pessoas.

O ministro da Justiça, Anderson Torres, explicou que essa campanha é apenas uma das ações para ajudar a encontrar as milhares de pessoas que desaparecem todos os anos no Brasil. Ele ressalta que outras frentes precisam ser abertas para agilizar essas buscas.

A coleta deve ser feita, preferencialmente, por familiares de primeiro grau da pessoa desaparecida, seguindo a ordem de preferência: pai e mãe; filhos; irmãos. O DNA do próprio desaparecido também poderá ser extraído de itens de uso pessoal, tais como: escova de dentes, escova de cabelo ou aparelho de barbear. Para saber onde fazer a coleta ou entregar esses itens, basta procurar a Secretaria de Segurança Pública do seu estado.

De acordo com a base de dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, os estados com maior número de registro de ocorrências de desaparecimento são Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

Atualmente, constam cerca de 57 mil boletins de ocorrência de pessoas desaparecidas e não localizadas. Somente nos últimos dois anos, foram incluídos 22 mil boletins no sistema.

Campo obrigatório