Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Novo iOS da Apple copia texto de foto e reforça 'não perturbe'

Usuários do iPhone passam a ter novos recursos como textos traduzidos de fotos

Novo iOS da Apple copia texto de foto e reforça 'não perturbe'
Notícias ao Minuto Brasil

18:33 - 21/09/21 por Folhapress

Tech Negócios

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma semana após o lançamento do iPhone 13, a Apple passou a disponibilizar atualizações do iOS 15, seu novo sistema operacional, apresentado em junho no WWDC 21, evento de desenvolvedores da empresa.

Usuários do iPhone passam a ter novos recursos como textos traduzidos de fotos –o "texto ao vivo"–, melhorias de privacidade e auxílio para manter o foco, com diversas possibilidades de "não perturbe".

Com a função de texto ao vivo, é possível copiar e colar, fazer buscas e traduzir textos de imagens salvas no celular, de capturas de tela e nas prévias ao vivo usando a câmera.

Por meio da câmera, o novo sistema consegue ler o que está escrito em uma placa ou em um bilhete e trazer essa informação para o usuário, que pode salvá-la em um bloco de notas ou usar para pesquisa na internet. Ou seja: para ligar para uma loja cujo número WhatsApp está em uma placa, basta mirar a câmera para ele e o número é salvo na agenda.

Entre as melhorias de privacidade, a mais importante é que o novo sistema operacional traz um relatório sobre a frequência com que aplicativos instalados acessaram localização, fotos, câmera, microfone e contatos nos últimos setes dias. Também é possível compartilhar a localização atual por meio de um botão personalizável nos aplicativos.

Após críticas sobre um novo sistema planejado para detectar imagens de abuso sexual infantil, fiscalizando fotos antes de serem enviadas ao iCloud, a companhia determinou que irá procurar apenas por fotos sinalizadas como abusivas em vários países.

Um dos recursos inovadores do novo iOS é o Foco, que estabelece diferentes camadas de notificações a depender da atividade do usuário: trabalho, descanso, sono, exercício físico, leitura ou direção.

Durante o horário de trabalho, por exemplo, é possível configurar o aparelho para que receba notificações de apenas determinados contatos, como familiares próximos, colegas ou chefes.

No modo noturno, a configuração pode apagar até o fundo de tela e acessar apenas aplicativos pré-programados, uma maneira de desincentivar o excesso de informação de diferentes programas, como Instagram e WhatsApp.

O sistema também enviará sugestão para silenciar uma conversa se ela estiver muito ativa e a pessoa não estiver participando.

O FaceTime tem uma série de novidades, como "share play", em que é possível assistir a filmes e séries e ouvir música ao mesmo tempo com outras pessoas na chamada.

A Apple reforçou a captação de áudio nas chamadas, com "vozes distribuídas para parecer vir da direção em que as pessoas estão posicionadas na tela durante a chamada", segundo a empresa, e criou um modo de isolamento de voz, que realça a voz do usuário. Nesse recurso, um sistema de aprendizado de máquina identifica e bloqueia ruídos do ambiente.

A Siri, assistente virtual da empresa, também ganha mudanças. O sistema passa a processar vários tipos de solicitação sem precisar de conexão com a internet, usa o contexto na tela para enviar uma mensagem ou iniciar uma chamada e lê suas notificações urgentes automaticamente nos AirPods.

Campo obrigatório