Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

OMC confirma que UE protocolou consulta com queixas sobre restrições pela China

Vice-presidente executivo da UE e comissário de comércio, Valdis Dombrovskis já havia anunciado os planos do bloco europeu na semana passada

OMC confirma que UE protocolou consulta com queixas sobre restrições pela China
Notícias ao Minuto Brasil

13:00 - 01/02/22 por Estadao Conteudo

Mundo UE

A União Europeia (UE) protocolou uma consulta na Organização Mundial do Comércio (OMC) com queixas sobre restrições impostas de importações e exportações impostas pela China a bens e serviços da Lituânia, confirmou a entidade multilateral nesta segunda-feira.

Vice-presidente executivo da UE e comissário de comércio, Valdis Dombrovskis já havia anunciado os planos do bloco europeu na semana passada.

As reclamações se referem a medidas de retaliação adotadas pelos chineses, depois que o governo lituano autorizou a abertura de um escritório taiwanês no país. O Taiwan tem administração própria desde a Guerra Civil chinesa encerrada em 1949, mas é reivindicado por Pequim, que costuma retaliar países que estabelecem relações oficiais com a ilha.

Segundo a OMC, a UE alega que as práticas da China são "inconsistentes" com os termos acordados na Organização. O pedido de consulta inicia o processo entre as partes e abre espaço para discussões antes da abertura de um litígio formal. Se não houver resolução em até 60 dias, o autor da reclamação pode dar prosseguimento no caso.

Campo obrigatório