Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Pesquisa: 10% de quem ganhava até um salário mínimo perdeu toda a renda

Considerada toda a população brasileira, 4% ficaram sem renda nenhuma

Pesquisa: 10% de quem ganhava até um salário mínimo perdeu toda a renda
Notícias ao Minuto Brasil

20:24 - 10/08/22 por Folhapress

Economia Brasil

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma pesquisa inédita da CNI (Confederação Nacional da Indústria) revela que 10% de quem ganhava até um salário mínimo perdeu toda a renda nos últimos seis meses. Considerada toda a população brasileira, 4% ficaram sem renda nenhuma no mesmo período.

Outros 26% declararam ter tido alguma perda no último semestre. O percentual é maior, de novo, entre quem ganha apenas um salário mínimo (35%) e entre os analfabetos (33%) e quem cursou até o ensino fundamental (33%).

De acordo com o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, a queda na renda ainda é reflexo dos efeitos da pandemia de coronavírus, cuja recuperação foi impactada pela eclosão da guerra na Ucrânia.

O percentual cai para 19% entre quem mora na região Sul, quem cursou o ensino superior e para 12% entre aqueles que ganham mais de cinco salários mínimos.

No outro extremo, 17% afirmaram ter tido incremento na renda, com destaque para quem mora na região Centro-Oeste (24%) e entre quem tem ensino superior.

A pesquisa da CNI, encomendada ao Instituto FSB, entrevistou 2.008 brasileiros entre os dias 23 e 26 de julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Campo obrigatório