Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Como declarar o IR sem computador em casa?

Bibliotecas públicas, lan houses e cyber cafés são opções

Como declarar o IR sem computador em casa?
Notícias ao Minuto Brasil

20:25 - 19/03/16 por Notícias Ao Minuto

Economia IR

Há alguns anos, a Receita Federal não oferece mais a alternativa de preenchimento manual da declaração do Imposto de Renda. Pela regra em vigor, a internet é a única forma de enviar o documento. Mas como declarar se você não tem computador e internet em casa?

A Receita Federal entende que a obrigatoriedade de envio exclusivamente pela internet não é um problema, uma vez que os brasileiros obrigados a fazer a declaração do IR (que ganha mais de R$ 28 mil por ano) tendem a morar em uma residência com computador e internet, ou pelo menos com um smartphone ou tablet.

O preenchimento, então, deve ser feito por um dispositivo eletrônico (computador, smartphone ou tablet). Quem não tem um dispositivo como estes, pode recorrer a um local que permita o uso de um computador, como uma lan house, bibliotecas públicas ou mesmo um cyber café. "O contribuinte também pode pedir para que alguém que possua o equipamento transmitir as informações para o programa", explica Marcos Piellusch, pesquisador do Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo) ao G1.

E não se esqueça! Neste ano, o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda termina em 29 de abril.

Campo obrigatório