Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Alterações na política fiscal terão impacto em 2017, diz diretor do BC

"A política fiscal tem seus 'lags', mas afeta em termos de termos de expectativas", disse Altamir Lopes

Alterações na política fiscal terão impacto em 2017, diz diretor do BC
Notícias ao Minuto Brasil

15:31 - 31/03/16 por Estadao Conteudo

Economia Entrevista

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Altamir Lopes, avaliou nesta quinta-feira, 31, que as alterações na política fiscal não afetam a inflação no curto prazo, mas irão ter impacto em 2017. Ele voltou a dizer que o BC mudou a avaliação sobre o fiscal de impulso neutro para expansionista devido à queda de receitas.

"A política fiscal tem seus 'lags', mas afeta em termos de termos de expectativas. Se você explicita suas metas, mesmo que sejam ruins, isso reduz muito a volatilidade e o que ficam são os resultados efetivos", afirmou, ao comentar o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) divulgado nesta quinta pelo BC.

Lopes voltou a dizer ainda que a autoridade monetária trabalha com o câmbio "como está". "Trabalhamos com um câmbio mais estável este ano, ao contrário do que o observado em 2014 e 2015. Isso, claro, favorece o alcance dos objetivos da política monetária já mencionados anteriormente", completou.

Questionado por jornalistas por quê o BC não incluiu na última ata do Comitê de Política Monetária (Copom) a afirmação de que os juros não cairão no período à frente - que está no RTI de hoje -, o diretor respondeu que a instituição entende que o recado foi dado em discursos. "Acreditamos que a ata não era espaço para repetir a informação. O RTI abre mais a possibilidade análise de balanço de riscos do que a ata", argumentou.

Programa de swaps

O diretor de Política Econômica do Banco Central afirmou que a autoridade monetária não tem planos de fazer um novo programa de swaps. Ele ressaltou que a decisão de utilizar as operações de swap reverso, equivalente a uma compra futura de dólares, foi aproveitamento do BC de uma janela de oportunidade e que o BC também viu chance de reduzir posições.

Lopes ressaltou que continuar rolando swaps ou não vai depender, já que o comportamento é diário. Com informações do Estadão Conteúdo.

Campo obrigatório