Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Índice de Confiança do Empresário do Comércio cai entre março e abril

Segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), ele recuou para 80,8 pontos, depois de três altas consecutivas, de acordo com dados ajustados sazonalmente

Índice de Confiança do Empresário do Comércio cai entre março e abril
Notícias ao Minuto Brasil

17:45 - 04/05/16 por Folhapress

Economia Indicadores

O Icec (Índice de Confiança do Empresário do Comércio) caiu 0,3% entre março e abril deste ano. Segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), ele recuou para 80,8 pontos, depois de três altas consecutivas, de acordo com dados ajustados sazonalmente. Na comparação com abril do ano passado, a queda foi de 8%.

O Icec tem uma escala de zero a 200 pontos. Quando o indicador fica acima de 100 pontos, sinaliza que os empresários têm uma visão otimista em relação aos seus negócios, ao comércio e à economia. Mas o Icec abaixo de 100 pontos, como aconteceu em abril, mostra uma visão negativa dos empresários.

"A gente está num momento em que ainda paira uma incerteza e não há como saber se o indicador continuará caindo ou se subirá", disse a economista da CNC, Izis Ferreira.

Para ela, a queda do Icec na passagem de março para abril foi provocada por uma avaliação mais negativa dos empresários em relação a investimentos e estoques. "No mês passado, já tinha havido uma variação negativa em relação aos investimentos nas empresas, na contratação de funcionários e na avaliação dos estoques. Nesse mês, essa queda se acirrou", disse.

Apesar disso, a opinião dos empresários em relação ao atual momento e às expectativas sobre o futuro melhoraram na comparação com março. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório