Meteorologia

  • 06 ABRIL 2020
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Produção brasileira de petróleo cai pelo terceiro mês seguido

De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (6) pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), as petroleiras que operam no país produziram, em março, 2,264 milhões de barris por dia

Produção brasileira de petróleo cai pelo terceiro mês seguido
Notícias ao Minuto Brasil

19:31 - 06/05/16 por Folhapress

Economia ANP

A produção nacional de petróleo caiu pelo terceiro mês seguido em março, fechando o primeiro trimestre em queda de 4,41%. É a primeira vez que o indicador fecha o primeiro trimestre em queda desde 2013.

De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (6) pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), as petroleiras que operam no país produziram, em março, 2,264 milhões de barris por dia.

O volume é 3% inferior ao registrado em fevereiro e 6,2% inferior ao mesmo mês de 2015.

A ANP não analisa os dados, mas a Petrobras já vem afirmando, em seus comunicados de produção, que a queda se deve a paradas para manutenção em plataformas de produção.

Em março, houve "manutenções corretivas na P-31 (que retomou sua produção em 28 de março) e a ocorrência de incêndio a bordo da plataforma P-48, cuja operação foi retomada no dia 16 de abril".

Em janeiro, a P-48 já havia parado para manutenção programada, junto com as plataformas P-58 e FPSO Cidade de Mangaratiba.

Com impacto menor, houve ainda a interrupção na produção do campo de Tubarão Martelo, da OGPar, devido ao baixo preço do petróleo no mercado internacional.

A principal queda se dá na Bacia de Campos, no litoral norte do Rio. No pré-sal, a produção de março foi 1,2% superior à verificada em fevereiro, chegando a 883,8 mil barris por dia.

Já a produção nacional de gás natural foi de 90,4 milhões de metros cúbicos por dia, 1,4%, menor que fevereiro mas 22,4%, do que no mesmo mês de 2015.

A Petrobras diz que mantém sua meta de fechar 2016 com uma produção média de 2,145 milhões de barris por dia, com a entrada em operação, durante o ano, das plataformas FPSO Cidade de Saquarema e FPSO Cidade de Caraguatatuba. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório