Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Montar orçamento doméstico é básico para uma educação financeira

Usar somente a memória não ajuda na hora de gerir os recursos da casa

Montar orçamento doméstico é básico
para uma educação financeira
Notícias ao Minuto Brasil

08:00 - 13/06/16 por Notícias Ao Minuto

Economia Planejamento

A crise parece mesmo ter atingido muitas famílias brasileiras. Por essa razão, uma gestão simples dos recursos da casa pode contribuir enormemente para a tão esperada estabilidade financeira. O grande problema é que, na prática, muitas pessoas não sabem organizar a contabilidade doméstica.

Segundo apontam especialistas, o orçamento da casa deve seguir a receita de qualquer empresa: mensurar ganhos e despesas, estudar formas de otimizar custos e planejar objetivos, detalhando como conseguirá atingi-los, de acordo com a Folha de S. Paulo.

Usar somente a memória pode ser uma grande pegadinha na hora de fazer a contabilidade, como indicam os planejadores financeiros. Portanto, usar cadernos, programas em computadores, como o excel, ou aplicativos no celular seriam aliados na tarefa.

Outro passo importante na hora de calcular gastos é descobrir para onde o dinheiro vai. "Liste todos os gastos fixos, como escola, empregada, aluguel, condomínio. Reserve também 20% para os variáveis, como uma ida ao cinema ou uma necessidade não pensada anteriormente. Com isso, terá um relato aproximado de quanto gastará por mês", explica Márcio Gabrielli, professor da FGV.

Campo obrigatório