Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Confiança da indústria cresce pelo terceiro mês consecutivo

Segundo Castelo Branco, "é preciso criar condições para que as expectativas se materializem na vida real"

Confiança da indústria cresce pelo terceiro mês consecutivo
Notícias ao Minuto Brasil

15:27 - 15/07/16 por Folhapress

Economia CNI

A confiança dos empresários industriais cresceu em julho, revela pesquisa divulgada nesta sexta (15) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). O índice de confiança do setor ficou em 47,3 pontos no mês passado, o que representa alta de 1,6 ponto em relação a junho. As informações são da Agência Brasil.

É terceiro mês consecutivo em que o indicador cresce, acumulando aumento de 10,5 pontos. Além disso, na comparação com julho de 2015, a confiança dos empresários da indústria cresceu 10,1 pontos.

Apesar do desempenho, o índice segue abaixo da linha divisória de 50 pontos. Quando o indicador está acima desse número, significa que os empresários estão confiantes e, quando fica abaixo, que há insegurança quanto à economia. Em junho, as pequenas indústrias mostraram maior desconfiança, marcando 44,7 pontos. As médias registraram 46,7 pontos e as grandes, 48,8 pontos de confiança.

As perspectivas dos empresários para os próximos seis meses melhoraram. O indicador de expectativas em relação à situação das empresas e à economia subiu de 51,1 pontos, em junho, para 52,3 pontos em julho. A CNI considerou positivo o indicador ficar acima dos 50 pontos, já que, em julho de 2015, ele registrava 42 pontos.

Para o gerente executivo de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, a recuperação da confiança dos empresários é "condição fundamental, mas insuficiente para reativação da atividade".

Segundo Castelo Branco, "é preciso criar condições para que as expectativas se materializem na vida real". Ele defendeu ajuste fiscal, reforma da Previdência, melhora no acesso ao crédito e maior prazo no recolhimento de impostos, com adequação dos tributos ao calendário de recebimento da indústria. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório