Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Banco Central decidirá sobre taxa de juros em até dois dias

Analistas acreditam em estabilidade, contas públicas podem influenciar

Banco Central decidirá sobre taxa de juros em até dois dias
Notícias ao Minuto Brasil

11:08 - 19/07/16 por Notícias Ao Minuto

Economia Reunião

O Banco Central começou nesta terça-feira (19) uma reunião de dois dias no Comitê de Política Monetária, para decidir a Selic, a taxa básica de juros do país, que está em 14,25% ao ano desde julho do ano passado: período mais longe de estabilidade desde 1999.

Segundo o site UOL, analistas de mercado acreditam que a taxa seja mantida nos 14,25% novamente nesta semana até o mês de outubro, pelo BC. A economia tem sofrido os impactos dos juros altos e ainda deve passar pela maior recessão da história.

Há muitas dívidas sendo renegociadas por empregas além do crescimeno no índice de desemprego. A situação das contas públicas pesará na decisão sobre os juros.

Até outubro, o BC terá a chance de avaliar se as medidas propostas pelo presidente interino Michel Temer para controlar os gastos públicos serão bem-recebidas pelo Congresso Nacional.

A meta é manter a inflação em 4,5% ao ano, podendo variar entre 2,5% e 6,5%. Em 12 meses chegou ao limite máximo de 9,62%. Caso o BC suba ainda mais os juros, a economia corre o risco de encolher ainda mais tendo em vista que o país já se encontra em recessão.

Campo obrigatório