Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Grécia pode voltar ao mercado em 2017, segundo ministro

A Grécia pode ter um excedente orçamental na ordem dos 3,5% em 2018 sem mais planos de austeridade e poderá voltar aos mercados financeiros no próximo verão, disse hoje o ministro das Finanças em entrevista a um jornal

Grécia pode voltar ao mercado em 2017, 
segundo ministro
Notícias ao Minuto Brasil

21:04 - 23/07/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Economia Finanças

De acordo com uma entrevista de Euclid Tsakalotos ao jornal grego Efimerida ton Syntakton, o país poderá ter um saldo orçamental positivo equivalente a 3,5% do PIB dentro de dois anos, mas precisa de uma meta menos ambiciosa nos anos seguintes.

Na entrevista, citada pela agência de informação financeira Bloomberg, o ministro das Finanças diz que se tudo correr bem, a Grécia vai começar a voltar aos mercados a partir do próximo ano e acrescenta que o executivo discorda de uma liberalização acrescida do código laboral.

Em meados deste mês, depois de uma reunião com o comissário europeu dos Assuntos Económicos em Atenas, Euclid Tsakalotos já tinha afirmado que a Grécia pretendia começar uma nova relação com os credores e que já havia um capital de confiança que permitiu que a agenda tivesse sido alterada.

Pierre Moscovici e o ministro das Finanças grego, Euclides Tsakalotos, disseram esperar que a segunda avaliação do resgate à Grécia termine antes do fim do ano.

A segunda avaliação ao terceiro resgate, concedido à Grécia no verão passado, só deverá começar formalmente em setembro e no centro desse processo vai estar a reforma laboral.

"A ideia não é restringir os direitos dos trabalhadores, a ideia é criar um marco que melhore a competitividade e permita a mais pessoas entrar no mercado laboral", afirmou Moscovici, que disse que a aprovação do próximo pacote de medidas é "muito importante" e é necessário que "envolva todos os partidos, parlamento e agentes sociais".

O comissário apontou os "sacrifícios" feitos pelo "povo grego" para estabilizar a situação, indicou "a reforma fiscal e a reforma das pensões" e assegurou o apoio europeu "para que a Grécia volte aos mercados".

Campo obrigatório