Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

O que é preciso saber antes de aplicar dinheiro no Tesouro ou na Bolsa

Primeiramente, é preciso analisar o perfil de cada pessoa para saber qual a tolerância que tem a risco

O que é preciso saber antes de aplicar dinheiro no Tesouro ou na Bolsa
Notícias ao Minuto Brasil

07:34 - 30/07/16 por Notícias Ao Minuto

Economia Investimento

O número de investimentos no Tesouro e na Bolsa cresceram nos últimos meses. E, caso você esteja interessado em saber como investir, a Folha de S. Paulo explica que para um investidor administrar as suas próprias aplicações é preciso pesquisar bastante sobre o assunto e considerar os custos.

Primeiramente, é preciso analisar o perfil de cada pessoa para saber qual a tolerância que tem a risco.

Se você é o tipo de pessoa que não está aberto a possibilidade de perda, deverá evitar aplicações mais arriscadas, como ações, e optar por opções mais conservadoras, como o Tesouro Direto.

TESOURO

Nesse tipo de aplicação, o investidor deve escolhar o papel. Há três tipos: prefixados (em que a taxa é definida na compra), pós-fixados que seguem a Selic e aqueles indexados à inflação (que pagam IPCA e um juro).

A publicação explica que o investidor deve estudar o cenário econômico antes de escolher um título. A alta da inflação faz com que o melhor seja manter parte do dinheiro em papéis que remunerem juros mais inflação. Dessa forma, o poder de compra é preservado.

Outro aspecto importante é o prazo do título público. "Você tem que casar o vencimento do título com seu objetivo. Senão, pode ser obrigado a resgatar o papel antes e perder dinheiro se a taxa do título for menor que a vigente na venda", explica o planejador financeiro Janser Rojo.

AÇÕES

Para investiver dinheiro na Bolsa de Valores, o prazo é um dos principais fatores a ser considerado. O investidor deve pensar com foco no longo prazo, justamente para que o consiga compensar eventuais perdas no percurso.

"Se o investidor precisa do dinheiro em três anos, ações não são recomendadas. Não é para deixar o dinheiro do carro e da casa própria", esclarece Ricardo Figueiredo, consultor do programa Vida Investe, da Funcesp, maior fundo de pensão de capital privado do país.

Campo obrigatório