Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

FAO prevê volatilidade de preços de alimentos

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) alertou, durante reunião de ministros em Roma, que a volatilidade nos preços internacionais dos alimentos chegou para ficar.

FAO prevê volatilidade de preços de alimentos
Notícias ao Minuto Brasil

12:10 - 08/10/13 por Agencia Estado

Economia Instabilidade

Ministros da Agricultura de 30 países se encontraram na segunda-feira para uma segunda reunião após um encontro inaugural no ano passado. "Os preços devem continuar voláteis nos próximos anos", disse o diretor da FAO, José Graziano Silva, durante o evento.

Ele salientou que os preços recuaram em relação ao observado no ano passado, acrescentando que a produção de grãos se recuperou e que a relação estoque X consumo mais alta deve trazer mais estabilidade. O índice de preços de cereais da FAO se encontra 20% abaixo do registrado há um ano. "Os preços internacionais caíram, mas ainda estão acima dos seus níveis históricos", salientou.

Graziano destacou ainda que os membros da FAO devem aproveitar a relativa calma do mercado e se preparar para futuras turbulências. "Se preços mais altos e voláteis chegaram para ficar, então temos de nos adaptar a esse novo padrão", disse o representante, salientando o papel desempenhado por uma melhor governança global na redução de picos de preços de alimentos. Para ele, o Sistema de Informações do Mercado Agrícola criado pelo Grupo dos 20 países desenvolvidos e em desenvolvimento em 2011 provou ser "uma nova arma eficaz no arsenal".

A reunião ministerial de segunda-feira coincidiu com a abertura do Comitê de Segurança Alimentar Mundial, evento que se estende até sexta-feira na sede da FAO. Fonte: Dow Jones Newswires.

Campo obrigatório