Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dizer que Brasil é economia fechada é folclore, diz Serra

Serra participa da comitiva presidencial que viajou a Hangzhou para a cúpula do G20

Dizer que Brasil é economia fechada
é folclore, diz Serra
Notícias ao Minuto Brasil

00:29 - 05/09/16 por Folhapress

Economia G20

O ministro José Serra (Relações Exteriores) afirmou neste domingo (4) que "é folclore" dizer que o Brasil tem uma economia mais fechada que a média dos países.

"O Brasil não é uma economia mais fechada do que a média mundial, apesar do folclore encontrado. Isso é folclore", disse o ministro. "Quando alguém te disser [que a história mostra uma posição muito fechada do Brasil], pode dizer o seguinte: 'o ministro de Relações Exteriores disse que essa sua afirmação é folclórica'."

Serra participa da comitiva presidencial que viajou a Hangzhou para a cúpula do G20, entre este domingo (4) e segunda-feira (5).

Quando questionado sobre dados que apontam o Brasil no topo dos países com mais barreiras, Serra disse que os dados "são furados".

O ministro voltou a criticar a prática da escalada tarifária, e disse que ocorre no Brasil um processo de "primarização das exportações".

"[Na escalada tarifária] está embutido o mecanismo que faz com que os países exportadores gerem menos emprego na sua economia (...) Inclusive a China faz isso, no sentido que tributa o farelo [de soja] em 5%, o azeite em 9% e zero a soja em grão."

Serra disse que, nas reuniões de que participou durante o dia, viu "chefes de Estado ou de governo que são cada vez mais protecionistas clamando pelo livre comércio". "Hoje é muito fácil se falar em livre comércio, mas continua sendo muito difícil praticá-lo." Com informações da Folhapress.

Leia também: Temer: medidas tomadas mostram sinais de melhora da economia

Campo obrigatório