Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Líderes europeus debatem crescimento em reunião em Berlim

O encontro em Berlim, no entanto, não conta com a presença do premier italiano Matteo Renzi

Líderes europeus debatem
 crescimento em reunião em Berlim
Notícias ao Minuto Brasil

16:15 - 28/09/16 por Notícias Ao Minuto

Economia UE

A chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente francês, François Hollande, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, se reuniram nesta quarta-feira (28) em Berlim, antes de um encontro com líderes industriais, e afirmaram estar focando no crescimento econômico da União Europeia.

"Obviamente, falaremos sobre a situação geral da UE após o Brexit [saída do Reino Unido do bloco] e deixaremos claro que, após o encontro dos 27 Estados-membros em Bratislava, estamos buscando o crescimento econômico para o bem das pessoas do nosso país - além de criar mais empregos", disse Merkel ao lado dos dois outros líderes.

Antes do jantar com os representantes da indústria europeia, os três ainda conversaram sobre uma reforma nas regras de concorrência comunitárias no setor de telecomunicação e de tecnologia da informação. De acordo com Merkel e Hollande, esse é um "passo importante" para a completa ligação do "mercado digital europeu".

O encontro em Berlim, no entanto, não conta com a presença do premier italiano Matteo Renzi. Segundo a UE, essa não é uma reunião para falar sobre temas mais pesados do bloco, como imigração, e já estava agendada há alguns meses.

Mas, coincidentemente, o encontro ocorre após reclamações públicas de Renzi sobre a gestão da crise imigratória pela União Europeia. No encontro realizado em Bratislava, segundo o premier, não houve avanços sobre o problema que afeta diretamente seu país. (ANSA).

Campo obrigatório