Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Maria Silvia diz que BNDES precisa ser eficiente

A presidente do banco estatal destacou que tudo o que foi feito no banco nos últimos dez anos está sendo revisado

Maria Silvia diz que BNDES precisa ser eficiente
Notícias ao Minuto Brasil

17:08 - 30/09/16 por Estadao Conteudo

Economia Banco

Uma das discussões relevantes em curso no Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é sobre o tamanho do banco de fomento, se ele deve ser pequeno ou grande, disse nesta sexta-feira, 30, em evento em São Paulo, a presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques. Segundo ela, o banco, na realidade, precisa ser eficiente.

Maria Silvia destacou que tudo o que foi feito no banco nos últimos dez anos está sendo revisado. Um dos pontos primordiais, disse, é uma atenção ao retorno social dos investimentos realizados pelo banco. O foco do banco agora são as micro e pequenas empresas, que, segundo ela, são elos fundamentais da cadeia produtiva. Há atenção ainda para exportações e inovação.

Outra questão importante, frisou, é como será a aproximação do banco com o mercado de capitais. Ela afirmou que sempre esteve no discurso do banco o apoio ao mercado de capitais, mas que agora precisa se desenhar como esse apoio será dado, visto que um financiamento com 100% da TJLP "gera alguma inibição do investimento privado". O BNDES agora também coloca as condições de financiamentos, como prazos e níveis de participação, definidos pela capacidade de pagamentos do tomador de recursos.

Campo obrigatório