Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Vendas no varejo caem 0,6% em agosto, diz IBGE

No acumulado do ano, a queda nas receitas do setor estava em 6,6%

Vendas no varejo caem 0,6% em agosto, diz IBGE
Notícias ao Minuto Brasil

10:32 - 18/10/16 por Folhapress

Economia Comércio

As vendas do comércio varejista caíram 0,6% em agosto em relação a julho, divulgou o IBGE nesta terça-feira (18). Na comparação com o mesmo período do ano passado, o recuo foi de 5,5%. É o 17º mês de queda consecutiva nessa base de comparação. Os dados constam da PMC (Pesquisa Mensal do Comércio).

A queda veio levemente maior que o centro de expectativas de economistas ouvidos pela agência Bloomberg, que indicava recuo de 0,5% na comparação mensal e de 5% frente ao mesmo mês de 2015.

No acumulado do ano, a queda nas receitas do setor estava em 6,6%. Nos 12 meses encerrados em agosto, a queda acumulada é de 6,7%.

ATIVIDADES

Seis dos oito ramos de atividade pesquisados pelo IBGE tiveram queda nas vendas na passagem de julho para agosto.

As maiores quedas na comparação mensal ficaram com equipamentos e material de escritório (-5%), artigos farmacêuticos, ortopédicos e cosméticos (-2,8%), móveis e eletrodomésticos (-2,1%), livros, jornais e revistas (-2,1%), combustíveis e lubrificantes (-2%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,2%).

Na ponta oposta, as vendas de supermercados avançaram 0,8% e de tecidos e vestuário ficaram estáveis.

VAREJO AMPLIADO

A queda do chamado varejo ampliado, que inclui ainda veículos e materiais de construção, foi ainda maior, de 2%. O resultado negativo foi puxado pela venda de carros, motos e peças, que recuaram 4,8% em agosto.

Como são produtos de alto valor agregado, demandam crédito para serem adquiridos.

Suas vendas sentem impacto do desemprego e dos juros altos no país. As vendas de veículos vão mal desde o ano passado, com a piora do cenário econômico.

Em contrapartida, material de construção foi bem em agosto, tendo registrado alta de 1,8% nas vendas. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório