Argentina volta a barrar entrada de calçados brasileiros no país

A alegação é de que as importações de 2016 não poderão exceder o total do ano anterior

© Divulgação
Economia licença 15:36 - 18/10/16 POR Notícias Ao Minuto

A Argentina voltou a causar problemas para os os exportadores brasileiros de calçados após dez meses de trégua. No mês passado, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) recebeu reclamações de associadas sobre a adoção de medidas protecionistas no país vizinho, segundo maior mercado de sapatos no Exterior.

PUB

De acordo com o ZH Notícias, o problema voltou a ser a demora na liberação das licenças, que excede os 60 dias recomendados pela Organização Mundial do Comércio (OMC). Relatos de distribuidores locais esclarecem que, informalmente, os funcionários encarregados do registro de pedidos de importação não aceitam novas solicitações e informam que, para este ano, não serão liberadas licenças.

A alegação é de que as importações de 2016 não poderão exceder o total do ano anterior. As licenças pendentes já impedem que cargas estimadas em US$ 2,2 milhões cruzem a fronteira. Os exportadores correm o risco de perder negócios em função dos produtos que são produzidos no tempo da moda e tem data certa para chegar às vitrines.

Outra preocupação é o fato de a barreira surgir no final de ano, momento de intensificação de vendas no varejo. Isso faz temer um prejuízo superior aos US$ 5,2 milhões avaliados até agora.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

X