Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Países da APEC se comprometeram a evitar manipulação cambial

Documento final da cúpula firma compromisso de países em reduzir protecionismo e aumentar competitividade

Países da APEC se comprometeram a 
evitar manipulação cambial
Notícias ao Minuto Brasil

20:17 - 20/11/16 por Notícias Ao Minuto

Economia Cúpula

Os países da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) se comprometeram a evitar manipulação cambial, com objetivo aumentar a competitividade e combater o protecionismo, segundo a declaração final da cúpula do organismo no Peru.

“Confirmamos o compromisso de solucionar os objetivos definidos na área da política financeira e de crédito, bem como de regulação cambial. Evitaremos a desvalorização e manipulação cambial, com objetivo de aumentar a competitividade e combater todas as formas de protecionismo”, informa o documento.

As partes destacam que a excessiva volatilidade e oscilação desordenada do câmbio pode trazer consequências negativas para a estabilidade econômica e financeira.

“O nosso trabalho será realizado em situações econômicas complexas, o que, entretanto, é mais um motivo para declarar o compromisso com a contrição de uma economia dinâmica, harmônica e aberta no âmbito da APEC… Vamos lutar por isso através da liberalização das atividades comerciais e de investimento”, estabelece a declaração final da cúpula. (Sputnik News Brasil).

LEIA TAMBÉM: Ajuste tem de ser maior e mais rápido’, diz banqueiro

Campo obrigatório