Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Comissão Europeia irá adotar novas regras para bancos estrangeiros

Bloco europeu deve adotar medidas parecidas com as feitas pelos EUA em 2014

Comissão Europeia irá adotar novas regras para bancos estrangeiros
Notícias ao Minuto Brasil

19:15 - 21/11/16 por Estadao Conteudo

Economia UE

A Comissão Europeia está propondo ampliar as regras para bancos estrangeiros que operam na União Europeia (UE), em uma retaliação às instituições americanas, segundo o jornal britânico Financial Times. A proposta, que de acordo com o FT será apresentada na quarta-feira, pode aumentar os custos para grandes bancos e acabar prejudicando Londres após a saída do Reino Unido da UE.

De acordo com a publicação, a Comissão Europeia se espelhará nas medidas adotadas pelos EUA em fevereiro de 2014, quando o país lançou mais exigências para bancos estrangeiros, que incluíam um reforço de capital. Na época, a UE chamou as novas regras americanas de "protecionistas".

Segundo o FT, a proposta da Comissão Europeia forçaria os grandes bancos de investimento dos EUA, como o JPMorgan e o Goldman Sachs, a manter capital e liquidez adicionais na UE.

Ainda que autoridades da UE insistam que a proposta foi desenhada sem considerar o Brexit, a reforma poderia ter grande impacto nas operações em Londres, uma vez que ampliaria os custos e a complexidade das operações para bancos baseados no Reino Unido, forçando-os a estabelecer um capital em separado na UE após o país deixar o bloco. Com informações do Estadão Conteúdo.

Campo obrigatório