Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Fatura do cartão pode vir com taxa de câmbio do dia da compra

Novidade foi anunciada pelo Banco Central nesta quarta-feira (23)

Fatura do cartão pode vir com taxa de 
câmbio do dia da compra
Notícias ao Minuto Brasil

20:20 - 23/11/16 por Folhapress

Economia Crédito

O cliente que fez compras em moeda estrangeira pode ter a opção de pagar a fatura do cartão de crédito internacional com a conversão do dólar referente à data de cada compra, de acordo com decisão do Banco Central divulgada nesta quarta-feira (23).

A nova possibilidade depende, segundo o Banco Central, de o emissor de cartão fazer a oferta e o cliente aceitar. O pagamento do valor equivalente em reais na data do pagamento da fatura, única possibilidade existente até essa mudança, será mantida, de acordo com o governo.

"Deve obrigatoriamente ser ofertada ao cliente a sistemática de a fatura ser paga pelo valor equivalente em reais do dia do pagamento da fatura, sendo também permitido o oferecimento de sistemática alternativa ao cliente de a fatura poder ser paga pelo valor equivalente em reais da data de cada gasto, observado que a adoção dessa última sistemática está condicionada a manifestação de interesse pelo cliente", informa o documento do Banco Central.

O governo informou, ainda, que ampliou as formas de pagamento para aquisição de bens e serviços no exterior por meio de empresas que prestam serviço de pagamento internacional de comércio eletrônico. Antes, de acordo com o Banco Central, o único meio permitido era o cartão de uso internacional. "Agora, a transferência bancária e o cartão de uso doméstico ou internacional podem ser usados para esse fim", diz a nota. Com informações da Folhapress.

LEIA TAMBÉM: 72% vão usar 13º para pagar dívidas e contas do início do ano, diz SCPC

Campo obrigatório