Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Estatal italiana inaugura parque hidrelétrico em Mato Grosso

Complexo Apiacás tem com objetivo gerar mais de 490 GWh por ano

Estatal italiana inaugura parque hidrelétrico em Mato Grosso
Notícias ao Minuto Brasil

20:09 - 23/11/16 por Notícias Ao Minuto

Economia Energia

Através da companhia Enel Green Power no Brasil, a estatal italiana Enel inaugurou o parque hidrelétrico de Apiacás a cerca de 150 km do município de Alta Floresta, no Mato Grosso, informou nota divulgada pela empresa nesta quarta-feira (23).

O complexo tem uma capacidade instalada total de 102 MW e é composto por três plantas: a de Salto Apiacás (45 MW), a de Cabeça de Boi (30 MW) e a de Fazenda (27 MW).

As três entraram em funcionamento com um ano de antecedência em relação ao prazo definido anteriormente. Apiacás tem como objetivo gerar mais de 490 GWh por ano, suficiente para satisfazer os consumos energéticos anuais de mais de 200 mil famílias brasileiras e também evitar as emissões de cerca de 280 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera.

A construção do parque precisou de um investimento de quase US$ 287 milhões financiados com fundos próprios do grupo.

"A inauguração de Apiacás é um resultado importante para a Enel no Brasil, que construiu o parque adotando padrões ambientais e de sustentabilidade elevados e que concluiu as obras com uma grande antecipação em respeito ao tempo previsto", afirmou o responsável pela Enel Green Power no país, Carlo Zorzoli. (ANSA)

LEIA TAMBÉM: País ignora potencial para desenvolver economia limpa, diz especialista

Campo obrigatório