Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Brexit 'fortalece' relações entre Mercosul e UE, diz José Serra

Na Espanha, ministro tentou impulsionar negociações entre blocos

Brexit 'fortalece' relações entre 
Mercosul e UE, diz José Serra
Notícias ao Minuto Brasil

21:00 - 23/11/16 por Notícias Ao Minuto

Economia Relações Exteriores

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, José Serra, terminou, nesta quarta-feira, dia 23, a sua viagem de três dias à Espanha, onde se encontrou com o rei e o primeiro-ministro do país, Felipe VI e Mariano Rajoy, respectivamente, para "aprofundar as relações bilaterais e comerciais" com a nação europeia.

No último dia da viagem, Serra se reuniu com o chanceler espanhol, Alfonso Dastis, e tentou impulsionar as relações entre o Mercosul e a União Europeia para a criação de um acordo de livre-comércio entre os dois grupos.

Esse tema, aliás, foi um dos mais tratados pelo ministro brasileiro. As negociações entre Mercosul e EU começaram em 2000, no entanto, acabaram sofrendo impasses ao longo dos anos, em grande parte pelo atrito oferecido por alguns países europeus, como a França.

"Além do peso que tem na economia brasileira, a Espanha tem peso na fomentação das negociações", disse Serra ao seu homólogo afirmando que o grupo sul-americano "quer que o acordo se materialize". No encontro, o chanceler brasileiro também comentou que as relações entre os blocos podem melhorar e até serem "fortalecidas" por fatores externos da política internacional.

"A insegurança internacional fortalece as possibilidades de aproximação", disse Serra, enfatizando o impacto do Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia, e da vitória do republicano Donald Trump nas eleições presidenciais norte-americanas de 8 de novembro para as negociações. (ANSA)

LEIA TAMBÉM: Na contramão dos EUA, América Latina não quer protecionismo

Campo obrigatório