Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Brasil e Noruega intensificam acordo em petróleo e gás

Em 2013, os governos dos dois países criaram uma força-tarefa para traçar a Estratégia Brasil-Noruega para o Século 21

Brasil e Noruega intensificam acordo em petróleo e gás
Notícias ao Minuto Brasil

21:43 - 23/11/16 por Notícias Ao Minuto

Economia Parceria

O governo federal está buscando intensificar as relações bilaterias com outros países a partir da troca de experiências e acordos que fortaleçam o desenvolvimento da ciência e tecnologia. As informações são do Portal Brasil.

Desta vez, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e o ministro do Petróleo e Energia da Noruega, Tord Lien, se reuniram para discutir a cooperação entre os dois países, especialmente, no setor de petróleo e gás.

"Este momento é uma nova fase na relação entre os países com um forte vínculo na área de ciência e tecnologia", disse Kassab.

Para intensificar a cooperação com a Noruega, o ministro do MCTIC também anunciou a criação de um grupo de trabalho dentro da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em parceria com os ministérios de Minas e Energia (MME) e as Relações Exteriores (MRE)

Brasil e Noruega

Em 2013, o MCTIC e o Ministério de Petróleo e Gás da Noruega criaram uma força-tarefa para traçar a Estratégia Brasil-Noruega para o Século 21. Recentemente, a empresa estatal norueguesa Statoil adquiriu 60% de participação na exploração de petróleo no campo de Carcará.

Já em 2015, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) lançou edital para apoiar parcerias entre empresas e instituições de pesquisa do Brasil e da Noruega para o desenvolvimento de tecnologias no setor de petróleo e gás.

Foram disponibilizados R$ 5 milhões em subvenção econômica por parte da Finep e cerca de R$ 4,4 milhões em recursos não reembolsáveis por parte do Conselho de Pesquisa Norueguês para projetos em tecnologias submarinas, recuperação avançada de petróleo e tecnologias ambientais.

"Estou muito satisfeito com a maneira e a agilidade com que a Finep e o Conselho de Pesquisa Norueguês deram seguimento ao nosso acordo", elogiou o ministro Tord Lien.

Ele ainda acrescentou que, para a experiência de sucesso na exploração de petróleo na Noruega, foi fundamental o uso do ambiente de pesquisa e desenvolvimento do país, formado por empresas, governo e universidades, trabalhando em conjunto com uma estratégia em comum.

LEIA TAMBÉM: Brexit 'fortalece' relações entre Mercosul e UE, diz José Serra

Campo obrigatório