43% dos brasileiros desconhecem a PEC do Teto, diz pesquisa

Levantamento foi feito pelo instituto Ipsos e ouviu 1.200 pessoas

© Edilson Rodrigues/Agência Senado
Economia Alheios 12:01 - 30/11/16 POR Notícias Ao Minuto

Uma pesquisa do Instituto Ipsos, terceira maior empresa de pesquisa e inteligência de mercado do mundo, aponta que 43% dos brasileiros não sabem do que se trata a PEC do Teto, que limita por 20 anos as despesas do governo federal à inflação dos 12 meses anteriores e que foi aprovada em primeiro turno, na noite dessa terça-feira (29), pelo Senado.

PUB

O levantamento foi feito na primeira quinzena de novembro, com 1.200 entrevistas presenciais, e tem margem de erro de três pontos percentuais. As informações são do portal G1.

Além da taxa de desconhecimento, também é expressiva a parcela dos que não têm uma posição definida sobre o tema. Pouco mais de 40% não responderam se estão a favor das medidas ou se opõem a elas.

Aproximadamente 42% se posicionam contra a PEC, que tem sido alvo de protestos de movimentos sociais e estudantis nas últimas semanas. Já apenas 17% dos entrevistados pela Ipsos se dizem a favor das medidas.

O nível de desconhecimento piora entre os entrevistados de escolaridade mais baixa. Dentre os sem instrução, 56% afirmam que não ouviram falar do assunto. No grupo dos que possuem ensino médio completo, essa parcela cai para 37%.

Leia também: Senado aprova em 1º turno a PEC do Teto

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

X